O QUE É BIOENERGÉTICA?

 

Bioenergética é uma maneira de entender a personalidade em termos do corpo e de seus processos energéticos. Esses processos, a saber, a produção de energia através da respiração e do metabolismo, e a descarga de energia no movimento, são as funções básicas da vida. A quantidade de energia que uma pessoa tem e como a usa determinam o modo como responde as situações da vida. Obviamente, uma pessoa pode enfrentá-las de forma eficiente, se tiver mais energia passível de ser livremente traduzida em movimento e expressão.

Bioenergética é também uma forma de terapia que combina o trabalho com o corpo e com a mente para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas emocionais e melhor perceberem seu potencial para o prazer e para a alegria de viver. A tese fundamental da bioenergética é que corpo e mente são funcionalmente idênticos, isto é, o que ocorre na mente reflete o que está acontecendo no corpo e vice-versa. Por exemplo, é quase impossível para uma pessoa deprimida emergir de sua depressão atarvés de pensamentos positivos, pois seu nível de energia está rebaixado. Quando seu nível de energia for aumentado através de respiração profunda e as sensações e sentimentos forem liberados, a pessoa sairá de seu estado de depressão. O trabalho bioenergético do corpo inclui tanto procedimentos manipulatórios como exercícios especiais. Os procedimentos manipulatórios consitem de massagem, pressão controlada e toques suaves para relaxar a musculatura contraída. Os exercícios se propõem a ajudar a pessoa a entrar em contato com suas tensões e liberá-las através de movimentos apropriados. Enfim, bioenergética é um caminho vibrante para a saúde e o caminho para uma saúde vibrante. Por “saúde vibrante” nós não queremos significar meramente a ausência de doença mas a condição de estar totalmente vivo.

A meta do trabalho bioenergético é ajudar a pessoa a “se deixar levar” pelo prazer. O prazer é uma resposta corporal. A capacidade para o prazer é uma função da vitalidade do corpo, ou seja, de quão vibrantemente vivo está o corpo.

Alexander Lowen e Leslie Lowen, in Exercícios de Bioenergética, Editora Ágora, 1985.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s