COMIDINHAS VEGETARIANAS

Aqui vou postar as melhores receitas testadas e aprovadas da culinária indiana e vegetariana.

Agradeço a quem enviar receitas novas!

Lasanha de Berinjela

Ingredientes:

300ml de molho de tomate / 3 beringelas / 300 gr de mussarella / 1 pacote de 500gr de lasanha integral / farinha de rosca para o milanesa / 2 ovos / sal.pimenta do reino, orégano

Cortar a beringela em fatias, de comprido e já fritas à milanesa. Preparar um molho branco com noz moscada e um molho de tomate com manjericão. Cozinhar a massa para lasanha integral. Montar num pirex: uma camada de massa, molho branco, uma camada de beringela, molho de tomate, uma camada de mussarella e assim sucessivamente, terminando com mussarella. Polvilhe com orégano.

 

Batatas Gouranga 

*10 batatas médias
*1 colher de sopa de orégano
*2 colheres de chá de açafrão
*1 lata de creme de leite
*100 g de queijo mussarela
*2 colheres de sal
*1/2 xícara de coentro fresco picado
*1 colher de sopa de sementes de mostarda preta

Modo de Preparo
Corte as batatas em cubos médios. Cozinhe-as sem que desmanchem. Coloque sal e açafrão na água. Em uma vasilha grande, coloque o creme de leite, o sal e os condimentos.
Mergulhe as batatas no creme de leite e depois transfira-as para a refratária já untada. Coloque orégano, salpique o queijo, leve ao forno baixo e sirva.

 Panir:  

tambem pode ser descrito como um leite coalhado, é bastante utilizado em receitas indianas.

 Ingredientes:

2 litros de leite integral
Suco de 2 limões
ainda: 1 pano de musselina, quadrado com aproximadamente 30 cmPara preparar o panir, ferva o leite em fogo médio numa panela alta. Prepare o suco de limão. Coloque o pano de musselina sobre um coador ou peneira, com as quatro pontas pendendo para fora. Quando o leite ferver retire-o do fogo, acrescente o suco de limão e mexa lentamente. Observe se o panir (coalho) que ficar na superfície e o soro do leite, amarelo e transparente, estão bem distintos. Assim que a preparação estiver terminada, despeje tudo sobre a pano e deixe escorrer.
O panir comprimido deve ser cortado em cubinhos, depois frito no ghee e então deixado de molho numa solução de sal e vinagre ou limão. Depois de temperado pode ser utilizados em preparações com legumes.

Alguns detalhes sobre a preparação do panir:

1) O suco de limão é um agente natural que dá ao panir gosto ligeiramente ácido.
2) O iogurte é o coalhado, sendo preferido por alguns cozinheiros por produzir um panir mais macio. Antes de ser misturado ao leite quente, o iogurte deve ser dissolvido numa pequena medida de leite frio.
3) O soro do leite pode ser guardado para ser utilizado como coalho. Se for colocado para azedar por alguns dias, torna-se um coalho bastante eficiente e econômico.
4) Cada litro de leite rende 110 gramas de panir fresco escorrido ou 95 gramas de panir firme e comprimido

 arroz doce com kinako 

2 xícaras (chá) de arroz cru, lavado e escorrido, 8 Xícaras (chá) de leite desnatado, semi-desnatado ou integral, 3 xícaras (chá) de água, 2 e ½ xícaras (chá) de açúcar, ½ xícara de kinako (farinha de soja torrada e moída), Canela em pó

Modo de preparo:

Em uma panela, colocar as três xícaras de água e quatro xícaras (chá) de leite; Levar ao fogo e, quando levantar fervura, adicionar o arroz previamente lavado e escorrido;
Quando o arroz estiver quase cozido, juntar o restante do leite, o kinako e o açúcar.
Assim que o arroz estiver cozido, retirar do fogo, transferir para uma vasilha e salpicar com canela em pó, a gosto.

Rendimento: + ou – 20 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Gulab Jamum

200 gramas de leite em pó integral
50 gramas de farinha de trigo branca
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
25 gramas de manteiga amolecida ou guee
1/2 colher de chá de cardamomo
leite fresco
750 gramas de açúcar
1 colher de sopa de água de rosas ou algumas gotas de essência de rosas
guee para fritura
água

Modo De Preparo:

Numa panela, faça uma calda fervendo 750 ml de água com açucar. Depois de ferver por 3 minutos, junte a água de rosas e retire do fogo. Em panela separada, misture o leite em pó, o bicarbonato de sódio e o cardamomo. Aqueça o leite, juntando-o à mistura. Misture bem a massa e, antes queendureça, faça bolinhas com 2 cm de diâmetro. As Bolinhas devem ficar lisas e homogêneas. se a massa estiver dura demais, junte-a com o leite.
Numa frigideira sobre o fogo baixo, aqueça o guee, mas não deixe esquentar demais, pois somente o lado externo das bolinhas ficará cozido. frite as bolinhas, e mexa-as continuamente, impedindo de grudarem no fundo da panela, até que elas começem a flutuar na superfície e fiquem com uma cor dourada escura.
Aqueça novamente a calda de açucar por 2 a 3 minutos e retire do fogo. Retire do fogo retire todas as bolinhas do guee, escorra e mergulhe-as na calda. Mantenha-as na calda por 2 horas (ou muito mais, se possível, até 2 dias) antes de servir.

 Dahl de Ervilha Partida

Ingredientes:

500 g de ervilha partida
1 pimentão verde picado em cubinhos
1/2 couve-flor ou brócolis em florzinhas
3 colheres de sopa de ghee ou manteiga
2 pimentas vermelhas (dedo de moça)
3 folhas de louro
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de canela
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1 pitada de assa-fétida

Sal marinho

modo de fazer:

Cozinhe a ervilha partida com o louro, uma colher de ghee e sal até que os grãos estejam macios.Aqueça o ghee à parte e em seguida coloque a assa-fétida. Deixe dourar e exalar perfume. Junte a pimenta, o gengibre e o pimentão, acrescente em seguida a couve-flor, tampe e deixe cozinhar. Coloque menos que a metade de um copo de água e ferva até que a couve-flor esteja macia, e vá acrescentando pouca água. Junte com a ervilha previamente cozida e guarneça com cheiro verde.

 Samosa – Pastel indiano

Ingredientes:

4 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
¾ de xícara de manteiga derretida
Recheio:1/2 colher (chá) de mostarda em grão
1/4 xícara de óleo
Gengibre ralado
1 colher (chá) de açafrão-da-terra (curcuma)
2 colheres (chá) de cominho moído
5 batatas cozidas, sem casca e cortadas em cubinhos
Coentro picado
Sal a gosto
Óleo para fritar

Modo de preparo:
Misture a farinha, a manteiga e o sal. Aos poucos adicione cerca de 1/2 xícara de água morna. Amasse até obter uma massa homogênea. Prepare o recheio: leve ao fogo o óleo junto com a mostarda. Quando começar a pipocar acrescente o gengibre. Frite rapidamente e adione o açafrão, o coentro moído e o cominho. Junte a batata e misture. Tampe a panela e cozinhe, em fogo baixo, por 3 minutos. Tempere com sal e adicione o coentro fresco picado, deixe esfriar. Sobre uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo, abra a massa em círculos de uns 12 cm de diâmetro. Corte cada rodela ao meio e com cada pedaço forme um cone. Coloque um pouco de recheio preparado e feche bem. Deixe sobre um pano umedecido. Frite os pastéis em óleo quente, em fogo baixo, pouco a pouco, até dourarem dos dois lados. Rendimento: 80 pastéis.

OBS: Para fechar bem os pastéis, umedeça as bordas de massa com água fria.

Chapati

Ingredientes:

250 g de farinha integral (2 ½ xícaras)

50 g de manteiga derretida
1 pitada de sal
Água morna

Numa tigela, misture a farinha e o sal, juntando água morna aos poucos. Sove a massa por 10 minutos ou até estar lisa e firme. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
Forme bolinhas de 4 cm de diâmetro e abra cada uma até obter círculos. Aqueça uma frigideira de ferro ou outra que preferir, e coloque o chapati. Espere por 1 a 2 minutos e vire-o.
Com um pegador tipo pinça, pegue o chapati e coloque-o diretamente sobre o fogo até que se infle como um balão. Quando pronto, espalhe manteiga sobre o chapati e mantenha-o quente, embrulhando num pano até a hora de servir.

 

Outra receita do chai

Confira a receita de chai do restaurante do Centro Cultural Indiano Himalaias

Ingredientes 
1 litro de leite –
200ml de água
1/2 xícara de chá preto –
1 colher (sopa) de gengibre em lascas
5 sementes de cardamomo esmagadas
1 colher (sopa) de creme de leite sem soro
Açúcar à gosto

 Modo de preparo:
Ferver a água com o chá preto, o cardamomo, o açúcar e o gengibre. Depois que levantar fervura, deixar no fogo por mais 2 minutos aí adicionar o leite. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e acrescente o creme de leite. Misture bem. Tire do fogo, coe e sirva quente.

 

Batata Indiana

Rendimento: 5 porções

– 1 kg de batata cozida(s) em rodela(s)
– 1 de cebola picada(s) finas
– 2 dentes de alho amassado(s)
– gengibre ralado(s) a gosto
– 1 colher (chá) de curry
– 1 colher (chá) de cominho em grãos
– 1 vidro de leite de coco
– 1/2 lata(s) de creme de leite

Modo de preparo:

Cubra um refratário grande com a batata. Numa panela, doure bem a cebola com o alho e gengibre, em fogo não muito alto. Polvilhe o curry e o cominho, e refogue-os por 1 minuto. Desligue o fogo e acrescente o leite de côco e o creme de leite, misturando bem. Acrescente sal a gosto. Cubra as batatas com essa mistura e asse até elas ficarem douradas e o creme solidificar um pouco

(cerca de 40 minutos, em temperatura média).

Uma resposta para “COMIDINHAS VEGETARIANAS

  1. o que eu estava procurando, obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s