A SÍNDROME DO NINHO VAZIO

 142356038192031553_fg2U03O9_c

Se você vive triste porque os filhos cresceram, casaram ou mudaram para longe, pode ser que você esteja sofrendo da síndrome do ninho vazio. Essa síndrome ocorre quando depois de anos e anos cuidando dos filhos e do lar, de repente a mulher se vê sem a função de mãe e cuidadora e com isso sente um imenso vazio interior.

 Se o casamento não estiver muito bem ou se a mulher é separada ou viúva, o sentimento de solidão pode ser arrasador. Por outro lado, mulheres que sempre tiveram uma carreira ou uma ocupação prazerosa irão sofrer muito menos com esse momento. Já as mulheres que se dedicaram exclusivamente ao lar, sentirão uma sensação de inadequação e inutilidade com a qual, muitas delas, não saberão como lidar sozinhas.

O importante é ter em mente que nunca é tarde para ser feliz. Aproveite este momento para se reinventar. Novos amigos? Um curso? Uma viagem? Participar de um grupo ou clube? Trabalho voluntário? Voltar a pintar, escrever, dançar, nadar, atuar? As opções são muitas, mas faça sua escolha de acordo com os anseios da sua Alma, buscando aquilo que dá prazer de verdade.

É chegada a hora de procurar a sua turma, sair debaixo das asas dos filhos e voar para as asas da liberdade. Uma maneira de lidar com essa questão é relembrar quais sonhos você abandonou na sua mocidade e que você nunca tentou realizar por falta de tempo ou de coragem? Resgate hoje estes anseios, decida se você vai passar os próximos anos de sua vida cheia de sabedoria, luz e graça ou se irá passar amargurada, zangada e rabugenta.A doçura e a sabedoria da maturidade estão ao seu dispor, basta se servir!

Carla Lindolfo

Atenção: a Psicoterapia Junguiana é excelente para o entendimento dessa crise por se tratar de uma psicologia que se dedica, de forma especial, ao período chamado de metanoia (que corresponde ao meio da vida ou a chamada meia-idade). Agende uma avaliação!

para saber mais, veja agora:

https://carlalindolfo.wordpress.com/psicoterapia-junguiana/

3 Respostas para “A SÍNDROME DO NINHO VAZIO

  1. EDNA MARIA DE OLIVEIRA

    SOU DIVORCIADA HA 24 ANOS .VIVI PARA MEUS FILHOS,HOJE SÃO CASADOS.ESTOU PASSANDO PELA SIDROME DO NINHO VAZIO.PASSO DOMINGOS FERIADOS SOZINHA DEMORAM A ME LIGAR .É MUITO TRISTE SABER QUE VC CRIOU SEUS FILHOS COM AMOR E DEREPENTE ELES NÃO ESTÃO NEM AÍ PRA VC.SEMPRE ALMOÇAVÁMOS JUNTOS NOS DOMINGO .DO NADA PARARAM DE VIR .CREIO QUE OS FILHOS DEVERIAM SER MAIS ATENCIOSOS COM OS PAIS.PRINCIPALMENTE QUANDO ELES QDO JOVENS NÃO PERMITIRAM QUE SUA MÃE REFIZESSEM A VIDA AMOROSA.MAS O ARTIGO É BEM INTERESSANTE ,AJUDOU-ME MUITO.

  2. Mafalda do Sacramento

    E’ a altura ideal para se encontrar e redescobrir-se uma nova pessoa dentro de nos, atravez de novas formas de estar na vida…, ouvindo o silencio e procurando usufruir da sua liberdade. Nunca e’ tarde para aprender nem para viver…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s