ENSINAMENTO VÉDICO: CONFIANÇA!

 Não desperdice a sua vida com aquilo que lhe vai ser tirado. Confie na vida. Se você confiar, só então, será capaz de abandonar o seu conhecimento, só então poderá colocar de lado a sua mente. E com a confiança, algo imenso tem início. Esta vida deixa de ser uma vida comum, torna-se plena de Deus, transbordante. Quando o coração se torna inocente e as paredes desaparecem, você fica ligado ao infinito. E você não terá sido enganado; não existirá nada que lhe possa ser tomado. Aquilo que pode ser tirado de você, não vale a pena guardar; e aquilo que não há como ser tirado de você, por que haveria alguém de ter medo que lhe seja tirado? – não pode ser levado, não há possibilidade. Você não pode perder o seu tesouro verdadeiro. Osho, em “The Sun Rises in the Evening” . 

Ishvara Pranidhana pode ter vários significados conforme os contextos mas são sempre derivações de: “entrega ao Senhor”, “aceitação da vida”, “dedicação a todos os atos”, “auto-entrega”, “renunciar aos frutos da ação”. No bom português costuma dizer-se “que seja o que Deus quiser”, na Bhagavad Guitá aparece-nos a expressão “bhavitam bhavati eva”: aquilo que tiver que ser será. 

Ishvara Pranidhana aparece nos Yoga Sutras de Patañjali como sendo um dos cinco niyamas que, por sua vez, são um dos oitos angas (partes) do Ashtanga Yoga codificado pelo sábio. Esses oito angas são: Yama, Niyama, ásana, pránáyáma, Pratyahara, Dharana, dhyána e samádhi. Os yamas e os niyamas são uma ética do Yoga, os pilares onde se assenta uma prática e a vida do yogi. Como último dos niyamas aparece-nos Ishvara Pranidhana que, pessoalmente, gosto de traduzir como “entrega a vida”.   

Ishvara Pranidhana no dia-a-dia. 

Ishvara Pranidhana acontece quando entregamos o fruto da prática ao verdadeiro agente, quando aceitamos e compreendemos que não podemos mudar o passado nem prever o futuro. Ao entendermos que existe uma inteligência superior e universal que cuida e faz fluir a vida, então podemos nos entregar por completo. 

Pranidhana Ishvara shraddha também implica (Confiança). Confiar que tudo está bem, confiar no processo de existência para podermos nos entregar sem medos nem receios. Tudo isto muda a nossa obsessão pelo “eu”, pelo ego que quer se assumir tantas vezes como o responsável pelas ações e cobra seu desfrute. Praticar Ishvara Pranidhana torna-nos mais humildes, esvazia-nos daquilo que não interessa e nos condiciona deixando espaço para a paz e a serenidade.

Ao longo dos anos fui-me apercebendo que realmente há muito pouca coisa que Controlo, se é que algo Controlo. O coração bate, o sangue corre, acontece uma respiração, os pensamentos sucedem-se, sem que eu faça muito por isso, a vida simplesmente acontece.

Nas palavras de Feuerstein:

“A Devoção e entrega deixa-nos abertos à sensação de que há algo cuidando de nós. Percebemos o vínculo que interliga todas as coisas e sustenta todo este universo. “

Tudo o que desejamos é sermos aceitos e aprovados como bons e suficientes. Mas parece que cada um sempre poderia ser diferente, poderia ser melhor em todas as áreas de sua vida. Nasce então a frustração e a falta de solução, pois por mais que tentemos, nossa limitação como humano é sempre evidente. Não conseguimos aceitar a nós mesmos e aos outros.

Não se faz necessário adotar uma visão negativa e sem solução de nós mesmos e da vida. Tampouco uma visão positiva, torcendo e tentando acreditar que tudo vai dar certo, ainda que não haja lógica para esta crença. Será que existe uma outra opção?

A solução é trazer Isvara para sua vida. É aceitar o universo como é, pessoas e situações como são, sempre com o esforço do melhor. Perceber a ordem em todo lugar. Acolher o adverso sem julgamento. Permitir que pessoas e situações sejam como são, sem desejar que sejam diferentes. Compreender que todo o universo funciona dentro de uma ordem perfeita inclusive cada pessoa age da maneira possível para sua história de vida. Não pode ser diferente.

o texto foi adaptado dos sites:
www.yogabindu.blogspot.com e www.vydiamandir.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s