SIGNIFICADO DA PALAVRA NAMASTE!

 

 Introdução
Namaste ou Namaskar é o jeito indiano de saudar outra pessoa. Estejam onde estiver, na rua, na casa, no transporte público, no telefone, quando os hindus encontram-se com as pessoas, conhecidas ou não, antes de iniciar uma conversação, Namaste é o modo cortês costumeiro de iniciar e muitas vezes terminar uma conversação. Namaste não é um geste superficial, ou uma simples palavra, e é para todas as pessoas, jovens ou não, amigos ou estranhos.

2. Namaste, de acordo com as Escrituras
Namaste, e as suas variantes mais comuns, Namaskar, Namaskaara, ou Namaskaram, Namaskarana, é uma das cinco formas do jeito tradicional mencionado nos Vedas. Normalmente é entendida como exaltação, mas atualmente refere-se ao ato de prestar homenagem ou demostrar respeito um a outro, como é a prática de hoje, assim que encontramos uns aos outros.

3. O significado de Namaste
Em sânscrito Namaste é a junção de palavras, Nama= nome (no sentido de Santo Nome ou Brahman) + ashtu= sinal de respeito (verbo ser) + te= a ti; a qual tem os significados de: minhas saudações, boas vindas, ou exaltações ao Brahman que você é, ou saudações a você.

4. Como fazer Namaste
As mãos postas são colocadas diante do peito: coloque as duas palmas juntas e mantenha-as diante do peito. Expresse a palavra “Namaste” e enquanto diz a palavra, curve levemente a cabeça para frente.

5. Por que Namaste?
Namaste não é meramente uma saudação causal ou formal numa conversação ou encontro cultural, ou um ato de adoração. Há muito mais do que os nossos olhos vêem. O verdadeiro encontro entre duas pessoas é o encontro de suas mentes. Quando nós saudamos uns aos outros com Namaste, isso significa “que nossas mentes se encontrem”, é isso o que significa as nossas mãos unidas diante do peito. O ato de curvar levemente a cabeça é uma forma graciosa de estender amizade amável, respeito e humildade.

6. O significado espiritual de Namaste
A razão pela qual nós fazemos Namaste é seu profundo significado espiritual. O gesto reconhece a fé na força da vida, na divindade, o Ser ou Deus que em “mim” é igual em todos. O reconhecimento desta unidade, tendo as palmas das mãos unidos, é um ato de honrar a Deus que se encontra na outra pessoa e que nós encontramos.

7. Namaste na oração
durante as orações os Hindus não apenar colocam as mãos postas como também fecham os olhos, para contemplar o ser interior. Este gesto físico é algumas vezes acompanhado com o dizer dos nomes de Deus como: “Ram Ram”, “Jay Sri Krishna”, “Namo Narayana”, “Jay Siva Ram”, ou apenas “Om Santi”, o refrão comum dos cânticos devocionais dos Hindus. As expressões mencionadas também são ditas quando dois devotos Hindus se encontram, indicando o reconhecimento da divindade no interior de si mesmos, e recepção amável de um para o outro.

Hari Hara OM Tat Sat

SUBHAMOY DAS – Tradução e comentários de SWAMI KRISHNAPRIYANANDA SARASWATI SOCIEDADE INTERNACIONAL GITA DO BRASIL  – SANATANA DHARMA BRASIL- GITA ASHRAMA

Uma resposta para “SIGNIFICADO DA PALAVRA NAMASTE!

  1. Achei muito interessante a página, esclarecedora, visual muito bonito…e aproveitei e compartilhei algumas informações com amigos.

    Namastê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s