MULHERES, SEXO E COMPULSÃO

A ninfomania (combinação de duas palavras gregas: ninfa, que quer dizer “mulher nova ou donzela”; e mania, que significa “excitação psíquica”, “desejo não moderado” é uma perturbação sexual que implica uma descompensação do desejo sexual feminino.

A mulher sente um apetite demasiado intenso, tem fantasias sexuais que a perseguem a ponto de prejudicar as suas atividades cotidianas. Esta perturbação psíquica enquadra-se nos transtornos conhecidos como Desejo Sexual Hiperativo (DSH) e expressa-se através de uma ausência do controle da sexualidade.

Quando esta pessoa tem a consciência do seu problema e tenta disciplinar os seus pensamentos e as suas fantasias, torna-se deprimida e ansiosa. Torna-se cada vez mais difícil para ela libertar-se destes pensamentos, uma vez que a própria cultura ocidental canoniza o sexo, estimulando ainda mais as compulsões sexuais. É comum a mulher sentir-se desprovida de vontade própria, uma escrava dos seus próprios desejos. Geralmente essa sensação vem acompanhada de muita ansiedade antes do ato sexual, seguida de uma culpa profunda.

Mas quais as causas deste problema? Ele não deixa de ter raízes nos mesmos fatores que provocam outras dependências, como a busca de um bálsamo para as feridas da alma, uma compensação para a solidão e para a inadaptação social, um paliativo contra o medo e as expectativas comuns na vida de cada um, as frustrações e tantas outras emoções sombrias. 

No mundo contemporâneo, temos outro tipo de compulsão sexual – o sexo virtual: com dificuldades para enfrentar os seus distúrbios de sexualidade e ao mesmo tempo mergulhados num temor crescente do outro, principalmente por causa da violência cada vez maior nas grandes metrópoles, estes indivíduos optam por passar horas sem fim na frente de um computador, navegando em sites com conteúdo sexual. O tratamento psicoterapêutico é extremamente eficaz para aquelas que aceitam a idéia de que estão com dificuldades, que sozinhas dificilmente conseguirão resolver esse problema. 

Dentro da PSICOTERAPIA JUNGUIANA  tentamos permitir que essa mulher compulsiva perceba que sexo e afetividade são verdadeiramente inseparáveis. Essa percepção é importantíssima para todos aqueles (homens e mulheres) que buscam realização afetiva, amorosa e sexual.

SAIBA MAIS SOBRE A PSICOTERAPIA JUNGUIANA:

https://carlalindolfo.wordpress.com/psicoterapia-junguiana-2/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s