PODEMOS FORTALECER NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO?

Sim! E com isso evitamos estar tão vulneráveis as doenças como uma infecção provocada pela chamada Gripe A, que é causada pelo vírus H1N1. Segundo a AYURVEDA, a Tradicional Medicina Indiana, nós podemos aumentar nossas defesas orgânicas com medidas apropriadas a serem praticadas todos os dias. Comecemos por ter plena consciência dos alimentos que ingerimos. Quando nos alimentamos com alimentos de pouco ou nenhum valor nutritivo como enlatados, embutidos, congelados estamos indo contra nosso próprio sistema de defesa, ao contrário, quando ingerimos alimentos frescos como as frutas, legumes e verduras da estação, estamos contribuindo para que nossa saúde seja fortalecida. As vitaminas e sais minerais presentes nesses alimentos são os principais combustíveis de nossas células de defesa. Também, a prática diária de exercícios físicos comprovadamente reforça o sistema imunológico ao mesmo tempo em que promove a modulação de nossos hormônios, notadamente os responsáveis pelo bom humor, fazendo a depressão se manter bem longe e todos sabemos que uma pessoa feliz tem muito menos propensão a ficar doente.

Nesse sentido o Yoga é excelente, pois quando realizado de forma consciente a prática das posturas alonga e fortalece todo o corpo físico contribuindo e muito para nosso bem estar físico e mental. Manter nosso organismo longe de toxinas evitando tudo aquilo que seja tóxico aos nossos cinco sentidos também é de grande valia. Por outro lado estabelecer uma rotina diária que inclua horário constante e adequando de dormir e despertar; manter o regular funcionamento intestinal; buscar uma correta e perfeita higiene física é fundamental. Não podemos nos esquecer da importância de buscar por algo maior do que nossos egos e problemas através de meditação, oração e pranayamas (práticas respiratórias), isso fortalece, traz autoconhecimento e paz de espírito.

Realizar a oleação externa da pele com óleos vegetais em uma automassagem garante nutrição dos tecidos e remoção de toxinas. Já a prática de jejum semanal ou quinzenal ou mesmo as monodietas realizadas de acordo com o dosha pessoal sempre serão uma forma perfeita de descansar todos os sistemas orgânicos garantindo mais saúde, beleza e harmonia.

Ser saudável dá trabalho, exige esforço e atenção, mas é muito bom saber que não somos tão frágeis e indefesos como pensávamos, afinal temos nossas armas do bem.

Saúde e Paz! Namastê!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s