A AYURVEDA ENSINA COMO SE COMPORTAR NO OUTONO

A Tradicional Medicina Indiana (AYURVEDA) diz que o tempo e as estações influenciam em nossos corpos e sentimentos refletindo em nossa saúde. Assim, o OUTONO é a época de maior desequilíbrio das pessoas que têm como predominante o dosha VATA (ELEMENTOS AR + ÉTER). Explica-se: assim como VATA, o OUTONO é frio e seco, portanto é princípio ayurvédico que “semelhante aumenta semelhante” assim os VATAS sentirão esse excesso de AR SECO E FRIO em suas constituições, já secas e frias.

Essas pessoas de constituição física leve costumam ser magras e ter ossos proeminentes, elas sentem muito desconforto nesta época do ano e apresentam a pele desidratada, dormem mal, têm insônia ou sono interrompido o que as deixa irritadas e ansiosas. Por não suportarem os ventos do outono, têm predisposição para o desenvolvimento de algumas doenças: males do sistema nervoso, artrites, artroses, fibromialgia, infertilidade, grande sensibilidade à dor, mudanças bruscas de humor e muita ansiedade, entre muitas outras.

Para a volta do equilíbrio, a AYURVEDA recomenda medidas curativas: tomar sol todos os dias, evitar agenda cheia, evitar correrias, congestionamentos (vale a pena acordar um pouco mais cedo), fugir das rajadas de vento, ficar longe de alimentos frios, secos, amargos, adstringentes e picantes, dar preferência aos sabores doces, salgados e ácidos. Consumir frutas cozidas, verduras e legumes também cozidos sempre acompanhados de generosas porções de azeite ajudam a lubrificar e aquecer.

O banho deve ser morno e é muito importante receber massagem semanal com óleo aquecido de gergelim medicado com ervas apropriadas. Procure dormir em ambiente tranqüilo, silencioso e aquecido. A prática de pranayamas ajudam a acalmar a mente. Experimente, também, tomar chás de ervas mornos: a canela e o gengibre são super indicados.

Medidas simples que trazem muitos benefícios: saúde, beleza, tranqüilidade e paz de espírito!

Namastê!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s