TRATAMENTO NATURAL DA TPM

A TPM ou TENSÃO PRÉ MENSTRUAL varia de mulher para mulher. Enquanto umas dizem sentir inchaços, mau-humor, irritação, dor de cabeça e mau estar generalizado, outras nada sentem.

A TPM pode ser reduzida através da prática regular de atividade física.Vale lembrar que na escolha da modalidade, tem que se levar em conta a questão do prazer; se você gosta de dançar, dance, não vai adiantar muito correr na esteira ou jogar tênis. Seja honesta com você e pratique uma atividade que traga prazer de verdade, assim a liberação de endorfinas (substâncias produzidas pelo cérebro e que dão prazer) serão produzidas em quantidade muito maior.

Manter uma dieta rica em carboidratos complexos (grãos integrais, pão integral, arroz integral, frutas, verduras e legumes) ajuda muito a diminuir as altas taxas de açúcar no sangue. O excesso de açúcar na corrente sanguínea é responsável por vários casos de ovários policisticos e demais problemas hormonais, que acabam por piorar o quadro de TPM.

Além dessas práticas de auto-cuidado existem florais específicos para problemas ligados a alterações menstruais e  hormonais que podem ser utilizados, como coadjuvantes.

Os óleos de prímula e de borragem, por conterem altos teores de ácidos graxos essenciais, também são indicados. Na Fitoterapia podemos contar com chás de ervas drenantes e desintoxicantes.

A prática do Yoga é sempre indicada, assim como  a drenagem linfática, a massagem ayurvédica e práticas de relaxamento.

Também a ayurveda, a homeopatia e a antroposofia oferecem medicamentos naturais e específicos para combater os sintomas da TPM.

Visitar anualmente seu ginecologista, realizando exames de controle ( papanicolau, colposcopia e vulvoscopia) é essencial para afastar outros problemas de saúde.

Anote a Receita do Shake Anti-TPM:

Bata no liquidificador:

1 copo de suco de soja natural (tipo ADES)

1 banana

3 ameixas pretas sem caroço

1 colher de sopa de linhaça

Beba puro ou adoce com estevia.

Este shake deve ser tomado uma vez ao dia, desde o aparecimento dos sintomas (geralmente no vigésimo dia do ciclo) até o primeiro dia da menstruação – ele pode substituir o café da manhã ou o lanche da tarde.

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