AROMATERAPIA, A CURA ATRAVÉS DO OLFATO

 

 

AROMATERAPIA: é a prática terapêutica que se utiliza dos óleos essenciais 100% puros para a prevenção e/ou tratamento auxiliar de problemas físicos, psicológicos e energéticos, visando proporcionar o bem-estar geral do ser humano. Serve para tratar e/ou embelezar a pele, auxiliar na cura de doenças comuns, relaxar o corpo e a mente.

AROMATERAPIA E SEU USO NAS MAIS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES: Em toda a história da civilização humana, as plantas medicinais e aromáticas foram utilizadas para purificar e perfumar ambientes, para afastar maus espíritos, tratar de problemas da pele, tratar de problemas físicos como no uso das infusões. Antigo Egito: em 1922 quando foi aberto o túmulo de Tutankamon ainda perdurava a fragrância de flores e madeiras aromática, as quais haviam sido depositadas há mais de três mil anos atrás. Sabe-se que o Império lavava a roupa com Lavanda/ Alfazema (daí o nome desta planta aromática e medicinal).

Podemos utilizar a  Aromaterapia mediante a aplicação terapêutica dos Óleos Essenciais em banhos, massagens, compressas, difusão no ambiente, etc., usando sempre veículos neutros para diluí-los tais como: óleos vegetais, água ou álcool de cereais, preservando-se assim a propriedades químicas e a atuação físico-química no organismo humano, combinados com a atuação olfativa através do sistema límbico.

OS ÓLEOS ESSENCIAIS: Os Óleos Essenciais – são substâncias orgânicas, puras, voláteis e extremamente potentes. São considerados a “alma” e o “sangue” de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas. Os Aromas podem alterar o estado emocional de uma pessoa e estabilizar e equilibrar o nosso ambiente. São indicados para limpa-lo, trazendo alegria ou intensificando momentos de amor e de tranqüilidade. Os óleos essenciais devem ser 100% puros pois sua composição química é complexa e impossível de se reproduzir uma cópia fiel em um laboratório de fragrâncias. Sua origem deve ser botanicamente conhecida, de plantação e colheita preferencialmente orgânica, preservando assim, as suas propriedades naturais e efeitos: calmante, relaxante, estimulante, entre muitos outros, que conferem bem-estar. Podem ser encontrados em raízes (gengibre, vetiver), folhas (alecrim, eucalipto), flores (lavanda, rosa), casca de árvores (canela, pau-rosa), resinas (mina) e casca de frutas (laranja, bergamota e limão).  

COMO A AROMATERAPIA AGE EM NOSSO ORGANISMO? As essências usadas em difusores, sprays de ambientes, inalação e vaporização permitem que o aroma entre pelo nariz, levando o princípio ativo da planta até o sistema límbico, onde fica o hipotálamo, que é a região no cérebro que controla a produção de hormônios. Quando a essência é aplicada na pele (em massagens, banhos, escalda-pés e compressas), a substância é absorvida pela derme e hipoderme, penetrando na circulação sangüínea, que leva a essência para o corpo todo.

 Óleos Revigorantes, utilizados nos casos de cansaço físico/mental, fadiga e desânimo: ALECRIM — CANELA CITRONELA – EUCALIPTO – HORTELA-PIMENTA -LAVANDIN

Óleos Relaxantes utilizados como auxiliares nos casos de depressão,ansiedade e insônia:  BERGAMOTA, CAPIM-LiMÃO, CEDRO, GERANIO, LARANJA DOCE, PATCHOULI , MANJERICÃO.

Óleos Calmantes, auxiliares nos casos de irritabilidade, nervosismo e stress: CIIPRESTE – SALVIA — LAVANDA FRANCESA,VETIVER – YLANG-YLANG – PALMAROSA 

Óleos Estimulantes que auxiliam na concentração, memória e criatividad: .JUNÍPERO, PETITGRAIN — LIMÃO, ALECRIM

Óleos Terapêuticos, que auxiliam na desintoxicação e limpeza do organismo: FUNCHO, MANDARINA , JUNIPERO.

Óleos Terapêuticos, que auxiliam na prevenção de resfriados, gripes e sinusites: TEA TREE, GENGIBRE, EUCALIPTO, CITRONELA, ALECRIM

Óleos Recomendados para Crianças e Adultos Agitados: TANGERINA, LAVANDA , BERGAMOTA .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s