O EFEITO LUA

 “À diferença do Sol, que é brilhante e quente, a Lua é pálida, inconstante e fria.

No entanto, pela sua iluminação podemos ver sombras até então desconhecidas. 

Ao passo que à luz do Sol, tudo se destaca, sob o brilho pálido da Lua,

tudo se dissolve, oferecendo-nos uma nova experiência de nós mesmos e do nosso mundo.”

(Sallie Nichols)

No nosso sistema solar, a Lua é o corpo celeste que se movimenta com mais rapidez. A cada 28 dias ela perfaz uma volta completa em torno da Terra e percorre 360º do zodíaco. A cada 7 dias ela muda de fase. A cada 2 dias e meio atravessa um signo inteiro e em poucas horas visita outros planetas, fazendo e desfazendo aspectos e ângulos com eles. Devido a este intenso movimento, atribui-se a ela o domínio sobre todas as atividades da natureza e do homem que sofrem grande variação, que têm ciclos rápidos e que se completam numa curta duração. São portanto próprios dos domínios da Lua a mutação e a flutuação.

A Lua e a Fertilidade: Tradicionalmente, a Lua representa o Princípio Feminino por excelência: a mulher/mãe na sua capacidade de fecundar, gestar, proteger e nutrir sua cria. Por isso, se atribui a ela o domínio sobre todos os processos e forma de fertilidade e nutrição. Partos, gravidez, gestação, concepção – estão todos sob a regência da Lua. É conhecido o impacto sobre a incidência de partos na troca de Lua. A Lua Cheia é a campeã na precipitação dos nascimentos. É muito difícil resistir à chegada da Lua Cheia quando as semanas de gestação já estão cumpridas ou próximas de se cumprirem .

A Lua e a Nutrição: Ela também atua sobre o metabolismo, o apetite, a assimilação dos alimentos e dos líquidos no organismo e, portanto, sobre o processo de se ganhar, manter ou perder peso. Dependendo do signo em que a Lua se encontra, os aspectos formados e a sua fase, até o tipo de consumo e a preferência de alimentos são alterados.

A Lua e as Águas: Devido à força gravitacional que exerce sobre a Terra, a Lua atua sobre o volume, o fluxo e refluxo dos líquidos e das águas existentes sobre a Terra, nas camadas subterrâneas pressionando o interior da Terra, no interior dos vegetais e no corpo humano. As marés dos oceanos, dos rios, a seiva dos vegetais e o fluxo de sangue e de líquido no organismo sofrem a influência da Lua, na medida em que ela se movimenta em relação ao Sol. Com isto a vegetação, a agricultura, a pesca, o clima e até a saúde se tornam fortes áreas de influências da Lua.

A Lua e as Emoções: É a Lua que dá o tom emocional do dia. Ela causa um grande impacto sobre o comportamento humano, sobre o humor das massas e sobre o estado de ânimo coletivo. A sensibilidade, as reações e as flutuações emocionais das pessoas são em grande parte reflexos dos movimentos da Lua. Certas posições da Lua no Céu predispõem as pessoas a se sentirem muito mais receptivas, extrovertidas e encorajadas, ao passo que outras, ao contrário, inclinam as pessoas a se mostrarem mais desanimadas, fechadas e até pessimistas. O grau de carência emocional e maior necessidade de afeto também estão muito associados aos ciclos da Lua.

A Lua e O Público:  A Lua não regula só as marés dos oceanos. Rege também as marés humanas. Os comportamentos de massa estão muito sujeitos às influências da Lua. Ela atua sobre o humor e o estado de espírito das pessoas e interfere sensivelmente sobre o comportamento do público. A maior ou menor freqüência de público a um evento é muito marcada pela posição da Lua no Céu. A Lua Minguante é desaconselhável para qualquer atividade que pretenda atrair um grande público. Para isto é melhor a Lua Crescente e mais que todas a Lua Cheia.

A Lua e os Relacionamentos: O mais próximo corpo celeste da Terra, a Lua mexe espetacularmente com as emoções e os desejos coletivos; reflete, portanto, nos romances e na vida afetiva. Dependendo do signo em que a lua se encontra no céu, da sua fase ou dos aspectos formados com outros planetas, ocorre uma disposição maior das pessoas para os romances, os encontros e as aproximações. Os sentimentos podem estar mais apaixonados ou mais esfriados. A comunicação emocional pode estar mais fácil ou, ao contrário, as manifestações afetivas mais contidas. Laços antigos podem, em alguns momentos, ser mais gratificantes do que novas aventuras. Tudo isto depende da Lua! Durante a Lua Cheia é quando nos sentimos mais ávidos de relacionamento e ansiamos por um par. Mas as maiores crises também ocorrem nesta fase. É mais fácil terminar relacionamentos e se desligar dos nossos afetos na Lua Minguante.

A Lua e a Saúde: A Lua tem atuação decisiva sobre todos os líquidos do nosso planeta, inclusive do nosso corpo. Por esta razão, é aconselhável observar o comportamento da Lua antes de nos submetermos às cirurgias. Devido ao controle que a Lua exerce sobre os líquidos do organismo, pode inibir ou predispor inchaços, hematomas, edemas, hemorragias e interferir na qualidade e na duração do pós-operatório. Dependendo do signo em que a Lua se encontra ou dos aspectos formados por ela alguns órgãos ficam mais sensibilizados e certos tipos de tratamento se tornam mais eficazes. A Lua Cheia é menos indicada para cirurgias e a Minguante a mais favorável. Quando a Lua se encontra nos signo de Touro, Escorpião, Aquário e Leão, temos mais chance de procedimentos estáveis e previsíveis durante a cirurgia.

 Este texto é baseado no Livro da Lua, da astróloga e escritora Marcia Mattos – site da astróloga www.marciamattos.com.br

Uma resposta para “O EFEITO LUA

  1. Elaine Bonaparte

    Carla,
    você é uma mulher pra lá de especial…., você veio com a missão de ser a estrela que faz brilhar o coração das inúmeras mulheres que cruzam seu caminho, e está sendo muito bem cumprida, você ajuda não só as pessoas que tem oportunidade de ir até sua clínica, más, ajuda muito as pessoas que tem a felicidade de acessar diariamente suas matérias interessantíssimas!
    Obrigada por você fazer parte da nossa vida de mulher!!
    Com Carinho…..
    Elaine Bonaparte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s