GHEE – RECEITA INDIANA

Ghee (pronuncia-se gui) é uma forma semi-líquida de manteiga da qual a água e os elementos sólidos do leite foram removidos pelo aquecimento lento e pela filtragem. Trata-se da manteiga clarificada e purificada, livre de todos os seus resíduos lácteos.

Embora seja inteiramente preparada com manteiga, suas propriedades, de acordo com a Ayurveda, diferem muito da manteiga em si. O ghee é a fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana. Ghee é um dos óleos de cozimento indicados para o preparo dos alimentos. 

  Propriedades:  É muito útil para problemas de infertilidade, baixa imunidade e problemas mentais (epilepsia, perda de memória, etc).  Desenvolve a inteligência e aumenta a imunidade vital – OJAS. É fonte de vitamina A e aumenta o poder de visão e a voz (porque lubrifica e refresca).  Fortalece o fígado, os rins e o cérebro (memória).  É a melhor gordura para o organismo e o fígado.  É muito útil para inflamações gastro-intestinais, úlceras, febres crônicas com asma, problemas crônicos nos pulmões. Quando o alimento é bem mastigado e a dieta é rica em fibras vegetais a quantidade de muco salivar que é deglutido aumentará, o que ajuda na proteção contra úlceras pépticas. Diz-se do ghee que ajuda a equilibrar os humores (DOSHAS), Na Terapia Ayurvédica é utilizada também como emoliente, sendo a base de diversas preparações medicinais e tendo seu uso também na massagem. Excelente para mulheres grávidas e para as que estão amamentando.  lubrificante natural, ajudando na flexibilidade para a prática das ásanas do yoga. 

MODO DE FAZER O GHEE: Coloque de 0,5 a 2,0 Kg de manteiga sem sal (cortada em pedaços) numa tigela inoxidável funda ou do tipo pirex de vidro (que vá ao fogo) e leve ao fogo baixíssimo. Não utilize alumínio. Cuide para que a manteiga não queime ou resseque enquanto estiver derretendo. Nos próximos 30/40 minutos a água vai desaparecer (aproximadamente 20% da manteiga é composta de água). A manteiga irá derreter e começará a formar uma espuma na parte superior. Tire a panela do fogo e com a ajuda de uma colher (ou espumadeira), retire a espuma (“borra”) após o derretimento completo da manteiga. Continue alternando esse processo de retirada da espuma (com o fogo aceso sempre no mínimo ou desligado). Esteja atento para remover a panela do fogo assim que a “borra” tornar-se marrom no fundo da panela (senão o Ghee pode se queimar). Neste momento, você pode notar que o Ghee cheira a pipoca e também notará pequenas bolhas no Ghee subindo do fundo da panela.
 

  1. Retire a panela do fogo. Retire a borra de cima do Ghee . Pode retirar com uma colher grande ou espumadeira, com muito cuidado para não misturar essa borra com a manteiga clarificada que está abaixo. Agora, coe o depósito do Ghee enquanto estiver quente, despejando-o numa tigela inoxidável ou tipo pirex. Para coar, use um tecido de algodão sobre um coador inoxidável. Você está coando para que a borra do fundo não entre no recipiente de guardar o Ghee . A borra do fundo é para ser dispensada pois é ela que contém as impurezas da manteiga. Nesse momento ele estará muito quente, por isto deve-se ter muito cuidado. Passe novamente o líquido para a panela, deixe no fogo mínimo por mais alguns minutos e retire os resíduos finais (sempre tomando cuidado para não queimar, especialmente eventuais resíduos no fundo). Após o processo você terá um líquido dourado, claro, que é o Ghee.

  2.  O Ghee pode ser guardado em temperatura ambiente ou em geladeira em potes de vidro (pode ser os de conserva). Mais tarde, se o Ghee tornar-se sólido ao esfriar, aqueça-o levemente e ele voltará a ficar líquido. Depois de frio, o ghee deve ser guardado em recipiente fechado em lugar fresco

  3. Observações: Deve-se sempre tomar cuidado ao manusear líquidos quentes, nunca deixe o Ghee ferver! Validade: 4 meses fora da geladeira (se houver formação de fungos, não deve ser consumido).  

Escute seus mantras preferidos durante o preparo e mantenha um estado meditativo e devocional.

RISOTO DE GHEE

Porções: 4 
2  xícaras de arroz tipo longo (Basmati rice)
4  xícaras de água morna
1  canela em pau quebrada
2  folhas de louro e 2 cravos
1  colher de chá de pimenta do reino em grãos
6  cebolas médias picadas
4  colheres de sopa de
manteiga clarificada (ghee)  e
sal à gosto

  1. Aqueça o ghee em uma panela. Adicione todos os temperos e frite por alguns segundos. Adicione a cebola e frite por alguns segundos em fogo alto. Abaixe o fogo e deixe fritar até que as cebolas estejam transparentes e macias.
  2. Acrescente o arroz e frite por alguns segundos. Despeje a água morna e o sal. Deixe levantar fervura, tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15  minutos ou até que o arroz esteja cozido e toda a água tenha evaporado. Separe os grãos com um garfo e sirva.

DICAS:

  • Tradicionalmente o arroz indiano tipo Basmati é usado nesta receita. Caso este tipo não esteja disponível, qualquer outro arroz tipo longo pode ser usado.
  • Tradicionalmente o arroz neste prato é cozido com água quente até que fique macio e levemente empapado, invés da consistência firme e solta como na receita acima. O sabor obtido será o mesmo em ambos os casos.

Sirva quente acompanhando o prato de sua preferência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s