YOGA – UMA FILOSOFIA DE VIDA

 

O Yoga tem se difundido muito nas últimas décadas e hoje em dia é praticado em academias, espaços alternativos, clínicas, entre outros. Está presente em várias publicações e atividade física de vários artistas e personalidades.

Como filosofia de vida é um mapa, um caminho que nos leva a algo maior se assim o quisermos. É a nossa própria vida vista e revisada.

Desde os primórdios o yoga visa a transformação do indivíduo e tem no seu escopo ferramentas como os pránayamas, ásanas e meditação, atenção e a tomada de consciência de nós mesmos. É a arte de viver com equilíbrio e harmonia em meio às atividades do dia-a-dia. É estar presente no que se está fazendo. É um constante estado de atenção, interação com tudo que nos rodeia e consigo mesmo.

Sobre seus benefícios, muito se tem falado – pesquisas têm sido feitas, comprovando seus efeitos sobre o corpo físico, mente e emoções.

A prática regular de yoga traz alguns benefícios como:

  • – flexibilidade
  • – fortalecimento muscular
  • – trabalha a coluna vertebral
  • – o sistema nervoso
  • – o sistema endócrino
  • – o sistema respiratório
  • – o sistema circulatório
  • – regula o peso por estimulação da tireóide
  • – irrigação cerebral
  • – aumento da consciência corporal
  • – melhora da coordenação motora

As origens

O yoga como conhecemos hoje é a união de várias gerações da cultura yogi codificada por Patañjali no Yoga Sútra
ou Aforismos do Yoga.

O sistema de Patañjali divide o yoga em oito partes:

  • Ashtanga (asht = oito + anga = parte)
  • – Yama: relacionamento com o mundo exterior
  • – Niyama: relacionamento com o mundo interior
  • – Ásana: estabilidade e conforto na postura
  • – Pránayama: regularização da respiração, manipulação da energia vital
  • – Pratyahra: cessação da influência dos estímulos externos
  • – Dhárana: concentração em um único objeto
  • – Dhyana: meditação – o processo de concentração adqüire fluidez
  • – Samadhi: compreensão real do objeto escolhido em dhárana

Yama e niyama trazem equilíbrio ao yogi e o mantêm em harmonia com seus semelhantes. Os ásanas conservam o corpo saudável, forte e em sintonia com a natureza. Conquista o corpo e torna-se um veículo apropriado para atingir os estágios mais avançados de consciência. Os primeiros três estágios são os esforços exteriores.

Os dois estágios seguintes, pránayama e pratyahara, ensinam o praticante a regularizar a respiração, controlando assim a mente. Isso ajuda a liberar os sentidos dos objetos. Esses dois estágios do Yoga são conhecidos como os esforços interiores ou (antaranga sadhana).

Dhárana, dhyana e samádhi constituem o samyama. São as técnicas mentais essenciais do Yoga, diferem entre si somente no grau de concentração.

NAMASKAR!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s