USO DA MÚSICA CLÁSSICA NO COMBATE A TUMORES

Células tumorais expostas à “Quinta Sinfonia”, de Beethoven, perderam tamanho ou morreram. É o que informa reportagem do Jornal “O GLOBO”, de 29/03/11, do jornalista  Renato Grandelle.

A matéria informa que  a quinta sinfonia de Ludwig van Beethoven seria capaz de matar células tumorais – em testes de laboratório. Uma pesquisa do Programa de Oncobiologia da UFRJ expôs uma cultura de células MCF-7, ligadas ao câncer de mama, à meia hora da obra. Um em cada cinco delas morreu, numa experiência que abre um nova frente contra a doença, por meio de timbres e frequências.

A coordenadora do estudo  diz que esta terapia costuma ser adotada em doenças ligadas a problemas psicológicos, situações que envolvam um componente emocional e agora fica provado que,além disso, a música produz um efeito direto sobre as células do nosso organismo.

O texto ainda diz que “como as MCF-7 duplicam-se a cada 30 horas, os pesquisadores  esperaram dois dias entre a sessão musical e o teste dos seus efeitos. Neste prazo, 20% da amostragem morreu. Entre as células sobreviventes, muitas perderam tamanho e granulosidade”.

Quando conseguir identificar o que matou as células, o passo seguinte será a construção de uma sequência sonora especial para o tratamento de tumores. O caminho até esta melodia passará por outros gêneros musicais. A partir do mês que vem, os pesquisadores testarão o efeito do samba e do funk sobre as células tumorais.

Link para ouvir a quinta sinfonia: http://youtu.be/u9fROt8h44c

2 Respostas para “USO DA MÚSICA CLÁSSICA NO COMBATE A TUMORES

  1. Nossa! isso é muito legal!

  2. Que maravilhosa descoberta!!!
    Que esta descoberta continue se aprofundando!!Amei!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s