NOVEMBRO AZUL

Imagem_Perfil-500x314

Todos os anos 69 mil diagnósticos de câncer de próstata são feitos no Brasil. Para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer, entidades médicas no mundo inteiro iniciam neste mês a campanha chamada Novembro Azul.

  O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame da próstata, principalmente quando chegam aos 50 anos de idade. Se existirem fatores de risco, como história de câncer na família, é melhor que se faça o exame preventivo por volta dos 40 anos de idade. Importante informar que esse é o tipo de câncer mais comum na população masculina. O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, quando se iniciam os sintomas, a doença já está avançada.

 Durante o mês de novembro, como ocorre com o Outubro Rosa (que visa alertar e prevenir contra o câncer de mama) especialistas de várias áreas farão palestras em todo o país para informar e orientar os homens a respeito da próstata. É muito importante, também, conscientizar as mulheres pois são elas que costumam se preocupar com a prevenção dos problemas de saúde e acabam por convencer seus parceiros a procurar um médico para exames preventivos.

 Segundo o Portal Oncoguia (www.oncoguia.org.br) os principais sintomas do câncer de próstata, num estágio avançado, são: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue no líquido seminal, dor ou ardor durante a micção, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés, perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.

 A psicossomática (ciência que estuda a interação entre mente e corpo), numa abordagem junguiana, nos informa que os homens que desenvolvem as doenças na próstata precisam repensar seriamente os hábitos e tradições antigos e ultrapassados relacionadas à parte masculina da reprodução e da sexualidade e abrir-se no âmbito da masculinidade e da fertilidade para seus próprios sonhos e desejos de construção, permitindo que suas fantasias se expandam de forma corajosa e livre; tomar contato com seus desejos e ideias de erotismo e amor, voltando a vivencia-los e transformá-los de maneira segura para empreender a realização de seu próprio caminho, tirando do corpo físico o impulso de crescimento e conduzi-lo a planos mais intelectuais/espirituais.

   Divulgue a importância dessa causa no seu site, blog, rede social e converse sobre o assunto com seus amigos e com todas as homens da sua Vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s