SÓ POR HOJE!

aea3c90b84ffd4026460c3b883f1bb88

Fim de ano se aproximando e junto com ele a nossa velha conhecida: a ansiedade! Estive pensando em como vencer essa sensação que nos tira o foco, a concentração, a paz e a lucidez. Pensei em falar sobre algo que nos ajude a vencer o pensamento ansioso e que nos mantenha no momento presente.

O PRESENTE, esse momento, aqui e agora é tudo o que existe: nossa única realidade. O passado é composto por memórias e o futuro por fantasias de nossa imaginação. É claro que precisamos planejar, ter metas pois sem planejamento pouco ou mesmo nada acontece mas isso é diferente de ter pensamentos ansiosos e angustiantes.

Então aconteceu uma sucessão de fatos: acordei cantarolando a música do Legião Urbana “Só por hoje” e resolvi conhecer o texto completo, que eu sabia ser utilizado nas reuniões dos Alcóolatras Anônimos e em outras associações que ajudam dependentes químicos.

Lendo o texto, percebi que não é necessário ter nenhum vício pernicioso para praticar a leitura diária desse texto. Para mim ele trouxe conforto, paz e me permitiu respirar no AGORA, pois o grande vício da sociedade contemporânea é a síndrome do pensamento acelerado.

Segue o texto: 

Só por hoje, procurarei viver o dia que passa, apenas, sem tentar resolver todos os problemas da minha vida inteira. Por doze horas, apenas, poderei executar qualquer coisa que me encheria de pavor se tivesse de realizá-la pelo resto da minha vida.

Só por hoje, me sentirei feliz. Farei verdadeira aquela frase de Abraham Lincoln: Muita gente se sente feliz só porque se convence de que o é.

Só por hoje, procurarei fortalecer minha inteligência. Aprenderei qualquer coisa de útil. Lerei qualquer coisa que exija esforço, pensamento e concentração.

Só por hoje, procurarei me ajustar aos fatos, em vez de tentar ajustar tudo que existe aos meus próprios desejos.

Só por hoje, exercitarei minha alma de três maneiras: fazer um benefício a alguém, sem contá-lo a quem quer que seja. Farei pelo menos duas coisas que não desejava fazer, só por exercício. E hoje, se alguma coisa me magoar, não revelarei a ninguém.

Só por hoje, procurarei mostrar a melhor aparência possível, vestir-me bem, falar baixo e agir delicadamente. Não farei críticas ou tentarei corrigir nem dar ordens a ninguém, a não ser a mim mesmo.

Só por hoje, estabelecerei um programa de ação. É possível que eu não o siga à risca, mas tentarei. Vou me livrar de duas pragas: a pressa e a indecisão.

Só por hoje, dedicarei uma meia hora, a mim próprio, para fazer silêncio e repouso. Durante essa meia hora procurarei divisar uma perspectiva mais clara de minha vida.

Só por hoje, não hei de ter medo. Especialmente, não hei de ter medo de apreciar a beleza e de acreditar que aquilo que eu der ao Mundo, o Mundo me devolverá.

Vamos tentar? É só por hoje!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s